Notícias - Um Dia No Parque acontece em 24 de julho - Imaflora

COMPARTILHE

Um Dia No Parque acontece em 24 de julho

15/07/2022

Unidades de Conservação de todo o país oferecem programação de lazer, cultura e educação ambiental.

A maior ação de valorização de parques e reservas, as chamadas Unidades de Conservação, acontece em todo Brasil no dia 24 de julho e traz uma programação especial com o objetivo de despertar o interesse pelas áreas naturais protegidas no país. Desde 2018, a campanha Um Dia No Parque incentiva as pessoas a terem um contato mais próximo com a natureza.  Para isso, foi escolhido um dia no ano, no qual as Unidades de Conservação (UC) preparam uma programação especial.

As atividades são variadas e abrangem todos os biomas. Por exemplo, na Mata Atlântica, na cidade do Rio de Janeiro, o visitante poderá participar de oficina de compostagem, plantio de mudas nativas ou fazer uma visita guiada no Parque Estadual do Grajaú ou ainda, conferir uma exposição fotográfica e uma peça teatral no Monumento Natural das Ilhas Cagarras.  Já em São Paulo, no Parque da Cantareira, o visitante poderá fazer uma visita monitorada nas trilhas da floresta e conhecer aspectos históricos desde a criação do parque, até os dias atuais, as espécies da flora em destaque na floresta e os aspectos geológicos durante o percurso.

Ainda na Mata Atlântica, no Parque Nacional do Iguaçu na cidade de Foz do Iguaçu (PR), os visitantes podem conferir uma exposição do Projeto Onças do Iguaçu, participar de caminhada  com visita às Cataratas ou ainda, fazer observação de aves no Parque Linear Samambaia em Maringá (PR). Já o Parque Estadual Vitório Piassa, em Pato Branco (PR), oferecerá oficinas de yoga, meditação, trilha guiada e contação de história.

Atividades como trilha, palestras e visitas aos mirantes podem ser conferidos no Parque Nacional do Viruá, em Caracaraí (RR), Parque Nacional do Jaú e Novo Airão (Am) e outros. Quem está na Chapada dos Veadeiros poderá conferir atividades como yoga e aproveitar um espaço solidário de venda de produtos das comunidades e artesãos locais no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

Tem programação confirmada em quase todos os Estados do Brasil. Confira aqui no site as atividades disponíveis na sua região.

Nas duas últimas edições, a ação foi on-line, por causa da pandemia do Coronavírus. Neste ano, o evento volta a ser 100% presencial, convidando a todos para se reencontrar e fazer atividades e eventos ao ar livre. A cada edição, cresce o número de UCs cadastradas, bem como a curiosidade dos visitantes, que muitas vezes moram próximo a um espaço protegido de conservação e não sabem. Para Angela Kuczach, Diretora Executiva da Rede Pró UC e idealizadora do Um Dia No Parque, a ação é uma oportunidade de conectar as pessoas às nossas áreas protegidas. “Em alguns casos, é o único momento do ano em que se pode fazer isso, já que muitas das nossas áreas não são abertas ao público. É emocionante ver a cada ano mais e mais Unidades de Conservação aderindo à ação, assim como um público cada vez mais variado descobrindo que a natureza é um lugar onde a gente mora, vive e que cada visita é uma volta ao lar. No fim das contas, Um Dia No Parque é uma ação que não é nossa, mas sim tem o objetivo que seja de cada pessoa, descobrindo, valorizando e cuidando de nossas áreas protegidas”, afirma.

Para Mariana Napolitano, gerente de ciências do WWF-Brasil, a campanha tem prioritariamente um caráter de engajamento. “O objetivo principal é aproximar as pessoas da natureza para que valorizem seus benefícios e a necessidade de conservá-la. Mas, além disso, há também o incentivo ao uso público e visitação dessas áreas que além de gerar renda para a proteção dos parques e reservas, pode beneficiar uma ampla gama de atores locais”, afirma.  

A organização do evento espera aumentar o alcance, pois agora no período pós pandemia as atividades ao ar livre ganharam ainda mais atenção, por seus benefícios de bem-estar e saúde.

Como participar do Um Dia No Parque?


Pela página da ação na internet, os visitantes podem pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de casa em todo o país por meio de um mapa interativo e filtros. Também dá para ficar por dentro da programação de atividades nas redes sociais do Um Dia No Parque

Sobre a Coalizão Pró-UCs 


A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservancy - TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.