Notícias - Aplicativo fornecerá alertas de desmatamento e dados de focos de incêndios para comunidades na Amazônia - Imaflora

COMPARTILHE

Aplicativo fornecerá alertas de desmatamento e dados de focos de incêndios para comunidades na Amazônia

21/09/2021

Autor(a): Imaflora

Entre agosto de 2020 e julho de 2021, uma área de 8.712 km² de floresta foi desmatada na Amazônia, segundo dados do sistema Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgados em 6 de agosto. Em 19 de agosto, 10.716 focos de incêndio estavam ativos na Amazônia, com o maior deles alcançando 146.01 km², conforme dados da plataforma Globalfiredata. Saber quando os desmatamentos têm início ou onde se localizam focos de incêndios é fundamental para as comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas, afetadas diretamente. Para contribuir com a rápida detecção de ameaças ao seu território, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), em conjunto com o Programa Servir-Amazonia, desenvolveu o aplicativo TerraOnTrack, que trará dados de alertas atualizados. 


“Inicialmente o TerraOnTrack trará dados da região norte do estado do Pará, que concentra diversas áreas protegidas, povos indígenas e projetos territoriais em execução”, conta Isabel Garcia Drigo, Gerente de Clima e Cadeias Agropecuárias do Imaflora. O aplicativo será lançado em 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, e estará abrigado no formato de uma plataforma nos sites do Imaflora e do Servir-Amazonia. A consulta à solução será gratuita e os dados poderão ser utilizados por qualquer comunidade tradicional ou local, como indígenas, quilombolas, extrativistas e assentados da reforma agrária, por exemplo.  

Aplicativo fornecerá alertas de desmatamento e dados de focos de incêndios para comunidades na Amazônia

Com as informações levantadas, os/as comunitários/as poderão gerir melhor seus territórios para a produção

O aplicativo dará acesso a dados oficiais e de fontes confiáveis, como os dados de desmatamento do programa Deter do INPE, delimitações de áreas protegidas e assentamentos rurais do Ministério do Meio Ambiente e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e sistema de alertas de incêndios do Deter/INPE, Glad Alerts/GFW e Fire Alerts VIIRS, da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA). Os dados de desmatamento serão atualizados diariamente a partir de informações da plataforma do programa Deter do INPE. Nesta primeira fase, as informações de incêndios reunirão dados consolidados até o início do mês. 

A ideia é que a próxima versão do TerraOnTrack traga também um API (Interface de programação de aplicações) que permitirá a integração com a base de alertas de incêndios da NASA, oferecendo atualizações diárias.  

Além de gerar alertas para ameaças, as informações levantadas também poderão ser usadas pelas comunidades para a gestão de seus territórios, para que possam tomar decisões sobre melhores áreas de plantio ou extrativismo, por exemplo. 

Sobre o SERVIR-Amazonia

O SERVIR-Amazonia, braço do SERVIR Global, é uma iniciativa conjunta de desenvolvimento da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), dos Estados Unidos e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), implementada pela Aliança da Biodiversidade Internacional e do Centro Internacional para Agricultura Tropical (CIAT), cujo parceiro no Brasil é o Imaflora. O SERVIR-Amazonia já se envolveu com mais de 30 instituições e organizações brasileiras, entre representantes de governos, universidades, grupos comunitários e cientistas dos EUA, com o objetivo de melhorar a capacidade local de utilizar dados de satélite e informações geoespaciais para promover a gestão sustentável de recursos naturais. Mais informações: servir.ciat.cgiar.org